helena guimaraes

Fazenda de cacau cultivado no sistema de cabruca é inspiração para educar crianças

Na reserva de Serra Bonita, em Camacan, Bahia, aproximadamente 100 hectares de cacau já vem sendo cultivados de forma ecológica, no chamado sistema de cabruca, quando crescem integrados à floresta e à sombra de outras espécies. A ONG Instituto Uiraçu, responsável pela Reserva, é afiliada da Rede de ONGs da Mata Atlântica, com ampla atuação junto a comunidade local.

Agricultora e conhecedora da história da região, quando a vassoura-de-bruxa destruiu os cultivos de cacau, a jovem Helena Guimarães, participante do Instituto Uiraçu, vem conseguindo inspirar as crianças para seu fruto mais reconhecido. Após a colheita do cacau na mata da fazenda Santo Antonio, Helena chama as crianças da comunidade para uma aula sobre produção de chocolate, ensinando passo a passo do processo de fabricação do alimento.

Neste vídeo, você conhece a agricultora que ensina revela uma verdadeira produção de cacau em sistema ecológico e todo o processo de criação do chocolate: https://www.youtube.com/watch?v=Y600VuURMtw

helena guimaraes
A produtora e liderança local em Camacan (BA), Helena Guimarães
Tags: Sem tags

Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *