Notícias

22
set
2015

Fazenda de cacau cultivado no sistema de cabruca é inspiração para educar crianças

Autor: Heloisa Bio
Compartilhe:

Na reserva de Serra Bonita, em Camacan, Bahia, aproximadamente 100 hectares de cacau já vem sendo cultivados de forma ecológica, no chamado sistema de cabruca, quando crescem integrados à floresta e à sombra de outras espécies. A ONG Instituto Uiraçu, responsável pela Reserva, é afiliada da Rede de ONGs da Mata Atlântica, com ampla atuação junto a comunidade local.

Agricultora e conhecedora da história da região, quando a vassoura-de-bruxa destruiu os cultivos de cacau, a jovem Helena Guimarães, participante do Instituto Uiraçu, vem conseguindo inspirar as crianças para seu fruto mais reconhecido. Após a colheita do cacau na mata da fazenda Santo Antonio, Helena chama as crianças da comunidade para uma aula sobre produção de chocolate, ensinando passo a passo do processo de fabricação do alimento.

Neste vídeo, você conhece a agricultora que ensina revela uma verdadeira produção de cacau em sistema ecológico e todo o processo de criação do chocolate: https://www.youtube.com/watch?v=Y600VuURMtw

helena guimaraes

A produtora e liderança local em Camacan (BA), Helena Guimarães


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!