A programação é realizada pela Rede Mata Atlântica (RMA), com painéis sobre as urgências climáticas e exibição de filmes
A UNAMA – Universidade da Amazônia sediou, na última quinta-feira (12), a abertura da Casa da Mata Atlântica, no campus Alcindo Cacela. A programação é realizada pela Rede Mata Atlântica (RMA), com painéis sobre as urgências climáticas e exibição de filmes.
A cerimônia aconteceu às 19h, com a presença da reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo; a coordenadora da RMA, Tânia Martins; o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, João Cláudio Arroyo; e o público em geral.
A parceria com a Universidade da Amazônia surgiu perante o mesmo objetivo: combater as mudanças climáticas nos biomas brasileiros, sobretudo na Amazônia e Mata Atlântica.
As palestras e mesas-redondas da Rede Mata Atlântica são promovidas até sexta-feira (14), sempre das 9h às 19h, no auditório David Mufarrej. No mesmo espaço, será realizada a Mostra de Filmes – na sexta-feira (14), das 9h às 12h e 14h às 20h30; e no sábado (15), das 15h às 16h.
De acordo com a reitora Betânia Fidalgo Arroyo, não há momento melhor para falar sobre as consequências do desmatamento e poluição, que não seja este período de COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
“Belém do Pará recebe um momento emblemático para a Amazônia, e é nosso dever ampliar essa discussão para os demais biomas do Brasil. A Mata Atlântica é uma região que sofre massivamente com queimadas, assim como nosso território, e necessita do apoio coletivo para a preservação da biodiversidade”, defende.
Para Tânia Martins, da Rede Mata Atlântica, o desenvolvimento sustentável deve estar presente em todas as regiões do Brasil, de modo que a educação ambiental seja aliada à população e meio ambiente.
“Estamos gratos por sermos recebidos em Belém, pela UNAMA, em um momento tão importante. A realização a COP30 na região amazônica abre a possibilidade de chamar atenção para os biomas que coexistem no Brasil, como a Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Estamos muito felizes de abraçar essa causa coletiva com a região Norte”, celebra.
Programação da UNAMA – Simultaneamente, a Universidade da Amazônia realiza até esta sexta-feira (14), a Feira de Negócios e da Bioeconomia, das 8h às 20h. A entrada é gratuita e o público terá acesso a mais de 100 stands destinados à gastronomia amazônica, biojoias, biocosméticos e artesanatos. A iniciativa acontece no hall de entrada e nos corredores do Bloco F do campus. A iniciativa é fomentada pela UNAMA, em parceria com a Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e Cooperativa Rede Andorinhas.



Comentário