A Rede de Ongs da Mata Atlântica-RMA, vai promover no próximo dia 24/10/2024, às 19hs, uma live sobre COP 30 e a Mata Atlântica, com os especialistas no assunto, Rubens Bons e Márcio Astrini, para falarem aos representantes das Organizações filiadas a RMA sobre o evento e como a Mata Atlântica pode ser inserida no contexto da conferência que nesta edição vai destacar a necessidade de salvar a Amazônia.
O que é COP 30? Quem? Quando? Onde?
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 é, formalmente a 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, ou COP-30, e que funciona como instância de decisões para a implementação e aprimoramento do Acordo de Paris.
A COP-30 será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará, e sua agenda é definida ao longo do tempo e reflete o processo multilateral das COP anteriores, inclusive da COP-29, em novembro de 2024.
Espaço da Sociedade Civil – Cúpula dos Povos
Paralelamente à Conferência da ONU são realizados centenas de eventos, promovidos por movimentos sociais e organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa, órgãos de governos e instituições internacionais, sindicatos de trabalhadores, entidades representativas de povos indígenas e comunidades tradicionais, entre outros. Grupos da sociedade civil brasileira estão engajados, desde 2023, na preparação da Cúpula dos Povos, um grande encontro paralelo e autônomo em relação à COP-30.
E o que a COP 30 tem a ver com a Mata Atlântica?
Vamos conversar sobre este Tema: A COP 30 e a Mata Atlântica, na quinta-feira, dia 24/10/24, às 19 horas via Google-Meet (o link será enviado um dia antes), com a presença de dois renomados especialistas: Rubens Harry Born-Fundação Esquel Brasil/FBOMS e Márcio Astrini-Observatório do Clima.
Importante iniciativa da RMA!