CARTA DE REPÚDIO:
A BARGANHA POLÍTICA EM DETRIMENTO DO FUTURO COMUM
As organizações e entidades ligadas à Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais e à RMA – Rede de ONGs da Mata Atlântica vêm a público repudiar os recentes movimentos de utilização das áreas ambientais de alguns estados como moeda de troca por apoios políticos para a campanha eleitoral municipal deste ano.
Consideramos que os interesses da maioria da população, que anseia por ter mais qualidade de vida e poder usufruir de um meio ambiente saudável para suas famílias, acabam por ser aviltados diante de acordos nada transparentes e que, quase nunca, trazem benefícios ao conjunto da sociedade e visam tão somente ganhar espaço de televisão e outros apoios para os candidatos.
Aliás, tristemente tais arranjos, com grande frequência, servem apenas para acomodações de pessoas frequentemente desqualificadas para os cargos que lhes são atribuídos o que causam retrocessos, quando não o sucateamento e o aparelhamento das estruturas públicas que funcionavam a contento.
Quando tais ameaças pairam sobre o já sofrido e atacado meio ambiente, revelam o descaso com que governantes tratam um tema tão sensível para a vida de todos.
Portanto, demandamos aos partidos políticos e aos governos estaduais e municipais que sejam responsáveis e não transformem suas Secretarias de Meio Ambiente, bem como, outros órgãos ambientais em espaço para o desenvolvimento de uma política menor, espúria e vazia reproduzindo atitudes que infelizmente vimos com frequência no nosso país, as quais a sociedade não mais aceita.
www.rma.org.br
ASSINAM ESTA CARTA:
ABONG- Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais
RMA – Rede de ONGs da Mata Atlântica
Associação Cunhambebe –SP
GAMBA – Grupo Ambientalista da Bahia
GESTO –Soropositividade ,Comunicação e Gênero
Grupo Ação Ação Ecológica –RJ
IBASE – Instituto Brasileiro Análise Sociais e Econômicas
INESC –Institutos Estudos Socioeconômicos
Iniciativa Verde – SP
Instituto IDhES – Estudos Jurídicos em Direitos Humanos, Econômicos, Social, Culturais e
Ambientais
Instituto Floresta Viva – BA
IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – SP
Instituto Socioambiental-ISA
MIRA- SERRA/RS
REAPI – Rede Ambiental do Piauí
SNE – Sociedade Nordestina de Ecologia – PE
Comentário