Clique no banner e conheça o conteúdo do PL recém-aprovado Em 31.07.2014 foi sancionada a Lei nº 13.019 que institui o Marco Legal para as Organizações da Sociedade Civil - OSC

Histórico & Status

Crédito da Foto: Clayton Lino (2012). Lagarto teiú
Compartilhe:

Descobrimos que havia um número muito grande de entidades com diferentes características e objetivos operando na Mata Atlântica, em 1992, o que levou à criação da Rede e ao fortalecimento do movimento de uma agenda para o bioma”.
João Paulo Capobianco
Primeiro coordenador geral da RMA

A história da Mata Atlântica acompanhou a lógica dominante em mais de 500 anos de que o progresso exigia a destruição das matas e a separação da natureza. No rastro do crescimento econômico, ficaram terras desmatadas, rios poluídos, solos empobrecidos e a ocupação desordenada das áreas rurais e urbanas.

 

Crédito da foto: André Pessoa (2009)

Crédito da foto: André Pessoa (2009). Mata atlântica derrubada para abastecer fornos de carvão

Frente aos diferentes ciclos produtivos, do pau-brasil ao consumo de carvão vegetal, do café às pastagens, até as recentes pressões urbanas e industriais, a legislação ambiental avançou em marcos como: o Código Florestal, de 1934 e de 1965, a Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, o capítulo exclusivo de Meio Ambiente da Constituição Federal, de 1988, que reconhece a Mata Atlântica como Patrimônio Nacional, diversas resoluções do Conama, e a própria Lei da Mata Atlântica, de 2006.

O país progrediu em salvaguardar o bioma com leis sólidas e, a partir da década de 1980, ampliou-se cada vez mais a participação da sociedade civil e o conhecimento sobre a importância de conservação da Mata Atlântica.

 

Crédito da foto: Clayton Lino (2012)

Crédito da foto: Clayton Lino (2012)

 

Mais do que a divulgação da situação da Mata Atlântica em 1990, quando restavam só 8% da floresta, o Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica contribuiu para alertar sobre o status do bioma ao mostrar o ritmo do desmatamento, que equivalia à famosa perda de um campo de futebol a cada quatro minutos. O status da Mata Atlântica passou para 8,5% de remanescentes, na edição do Atlas da Fundação SOS Mata Atlântica de 2012, o que pode chegar a 12,5% se forem considerados todos os pequenos fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares.

Ainda assim, conservar o que resta e recuperar o que foi perdido são condições para a continuidade da vida e da história da Mata Atlântica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!