Recente contrato firmado entre a Rede de ONGs da Mata Atlântica e o Fundo Socioambiental CASA permitirá aos Estados e parceiros da RMA divulgarem os temas de interesse do Bioma, por meio do novo projeto “Comunicação Mata Atlântica”, iniciado em janeiro deste ano.
Ao longo de oito meses, serão desenvolvidos materiais de comunicação e campanhas com o objetivo de dar visibilidade à problemática socioambiental e à atuação das ONGs afiliadas nos 16 Estados do domínio da Mata Atlântica. Para isso, a RMA passa a contar com um comunicador dedicado à produção de notícias, artigos, divulgação na mídia e ação nas redes sociais.
A ideia é aprofundar o debate sobre os caminhos para a preservação e a recuperação da Mata Atlântica em contextos específicos, ao invés de divulgar somente notícias pontuais sobre o Bioma. O website da RMA, lançado em 2014, será a plataforma dessas ações, mas a articulação com as afiliadas nos Estados e a ampla divulgação nas redes e veículos parceiros são elementos chave para o sucesso da iniciativa.
Assim, a RMA partirá de temas e pautas sobre o que acontece atualmente em relação ao meio ambiente e à Mata Atlântica nos Estados, para que seja possível compor as campanhas mensais com ampla participação dos elos locais.
As campanhas aprofundarão desde temas da conservação ambiental, da proteção de Unidades e Conservação e gestão da água, até impactos locais do atual modelo de desenvolvimento, Planos Municipais de Mata Atlântica e influência em políticas públicas.
Comentário