A Mata Atlântica
A MATA ATLÂNTICA
É impossível não perceber a beleza das paisagens ou reconhecer a riqueza natural de uma das mais importantes florestas tropicais do planeta. A Mata Atlântica detém variadas formações florestais, campos, restingas e manguezais, recordes de fauna e flora, em uma área original de mais de 1,3 milhões de km2.
Mas está entre as cinco primeiras colocadas entre as áreas naturais do mundo com mais alta biodiversidade e grande ameaça de desaparecer, o que a torna um hotspot mundial.
A primeira região ocupada do país é também a mais devastada, abrigando hoje 67% da população brasileira, em 3.410 municípios (IBGE, 2022). Aproximadamente 136 milhões brasileiros dependem diretamente dos serviços ambientais dos remanescentes florestais e ecossistemas associados da Mata Atlântica.
Atualmente, não basta manter o que resta deste bioma ameaçado, é preciso recuperá-lo, sob o risco de comprometermos o futuro da vida nas cidades e no campo.
E mais, a conservação e a recuperação da Mata Atlântica relaciona-se às principais questões ambientais globais do momento, das mudanças climáticas à perda irreversível de biodiversidade ou a diminuição da qualidade e escassez de água.
A grande floresta tropical é um símbolo de um novo acordo de convívio entre as atividades humanas e a natureza. Descubra mais sobre sua biodiversidade, cultura, serviços ambientais e áreas protegidas.
Clique aqui para saber mais sobre o bioma
A maior relevância da Rede de ONGs da Mata Atlântica está em agregar e unir as pessoas em torno de uma agenda de luta pelo Bioma, respeitando e fortalecendo as organizações locais. Isso representou uma inovação enorme quando ainda não se trabalhava em rede como hoje.”
Beloyanis Monteiro
Ex-Coordenador Geral da RMA