Neste domingo, 27 de maio, comemoramos o dia da Mata Atlântica. Neste ano os números mostram que o desmatamento da Mata Atlântica é o menor registrado desde 1985, ano em que o levantamento começou a ser feito. Não obstante, os números demonstram que o desmatamento acusado é ainda bastante relevante. Igualmente preocupante é o fato de Estados com longo histórico de desmatamento, como o Paraná e Bahia, ainda figurem entre os líderes de desmatamento na Mata Atlântica.
Face a importância dos últimos remanescentes de vegetação natural da Mata Atlântica, os números apresentados revelam que esse quadro absurdo persiste por absoluta inércia do Estado, evidenciando a clara falta de priorização da Política Nacional de Meio Ambiente pela administração pública, configurando com preocupante evidencia completo desprezo pelo princípio da legalidade.
Não se afastando da curva o Governo Federal, que desde 2006 ainda não efetivou a regulamentação do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, previsto no artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428/2016), ameaça agora a gestão central do órgão responsável pela administração das unidades de conservação da natureza, o ICMBio.
Para continuarmos com a tarefa de sensibilizar o poder público e esclarecer a opinião pública a RMA, em alusão ao Dia da Mata Atlântica, anuncia o lançamento do vídeo “Parques e Reservas Naturais” (link abaixo), produzido e dirigido por Wigold Schaffer e Miriam Prochnow com apoio da RMA e participação de nossas afiliadas Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida-APREMAVI/SC e Associação Catarinense de Preservação da Natureza-ACAPRENA/SC.
Assista o vídeo abaixo e clique para fazer o download do arquivo.
Vida longa e restaurada à Mata Atlântica!!! Esperamos que em poucos anos estejamos comemorando a efetiva restauração do BIOMA e não apenas a diminuição do desmatamento!
Coordenação Nacional da RMA – Rede de ONGs da Mata Atlântica
Comentário