curso de sementes

Encontro vai articular rede de sementes florestais nativas na Mata Atlântica da Bahia

curso de sementes
Participantes manuseiam sementes florestais nativas no curso que deu origem ao encontro para organizar a Rede

O Gambá e parceiros vão reunir viveiristas, coletores de sementes, técnicos, estudantes e outros interessados em restauração florestal para organizar uma rede que fortaleça o setor de produção de mudas e reflorestamento nas áreas de Mata Atlântica da Bahia. O encontro Semente Junta a Gente, que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho é parte do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e será sediado em Cruz das Almas. Ele acontecerá graças à parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Gana, UFRB e UFBA.

A necessidade de organizar uma rede que congregue atores do setor de restauração florestal vem das perspectivas do setor que surgem a partir da exigência de regularização das propriedades rurais e registro Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Para Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, as oportunidades que podem surgir exigem que o setor esteja preparado: Existe um campo bem significativo para a restauração florestal com espécies nativas na Bahia, tanto no bioma Mata Atlântica quanto na Caatinga e no Cerrado. É preciso que haja uma política pública para fortalecer efetivamente essa necessidade que está sendo colocada cada vez mais. Existem algumas iniciativas do governo, como o Plano de Revegetação da Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente, e o compromisso de restaurar 12 milhões de hectares assumido pela presidenta Dilma. A rede vem fortalecer essa iniciativa através de uma articulação mais ampla entre várias entidades que trabalham na área, têm viveiros e buscam a conservação da Mata Atlântica. É uma iniciativa importante para congregar e fortalecer essa cadeia produtiva da restauração”, defende.

O evento será um espaço para construir os objetivos e princípios da rede, conectar os atores do setor no estado, conhecer outras redes e pactuar compromissos de diversas organizações envolvidas. O assentamento Terra Vista e o Projeto Arboretum estarão presentes para compartilhar suas experiências mobilizando comunidades em rede e contribuindo para a regularização de viveiros.

A ideia de organizar e fortalecer uma rede do setor florestal nas áreas de Mata Atlântica da Bahia foi discutida no Curso de Coleta e Beneficiamento de Sementes que o Gambá realizou no fim de maio deste ano. Os participantes da atividade levantaram a necessidade de trocar experiências, viabilizar a regularização dos viveiros, realizar trocas que garantam a variabilidade genética das sementes, além de articular politicamente o setor.

 

Semente Junta a Gente

Encontro para Organização de Rede de Sementes Florestais Nativas

 Quando: 16 e 17 de julho, quinta e sexta, das 8:30 às 18:30h

Onde: Centro Social Urbano de Cruz das Almas, Rua Ramiro Eloy Passos, S/N, Bairro Coplan. Cruz das Almas/BA

Público: Técnicos, coletores de sementes, viveiristas, estudantes, pesquisadores e demais interessados em restauração florestal

 

PROGRAMAÇÃO

16 de Julho – Quinta Feira 

08:30 às 10:00 – Acolhimento e café da manhã

10:30 às 12:00 – Abertura e apresentação dos participantes – Renato Cunha (GAMBÁ)

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 17:30 – Rodas de Conversa:

Tema 01: Movimentos sociais trabalhando em redes

Palestrante: Joelson Ferreira de Oliveira (Representante do Assentamento Terra Vista e da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica)

Mediadora: Iala Queiroz (SEMA)

Tema 02: Experiências de redes de mudas e sementes florestais

Palestrante: (a definir)

Mediador: Renato Cunha (GAMBÁ)

Tema 03: Regularização da coleta de sementes e produção de mudas florestais

Palestrante: Lausanne Soraya de Almeida (Projeto Arboretum)

Mediadora: Tatiana Cabral (SEMA)

17:30 às 18:30 – Exposição e troca de sementes

 

17 de Julho– Sexta Feira

08:30 às 09:30 – Café da manhã

09:30 às 10:30 – Socialização das rodas de conversa

10:30 às 12:00 – Elaboração dos princípios da rede

12:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 17:00 – Encaminhamentos para organização da rede

17:00 às 18:00 – Encerramento: Firmando parcerias para a construção da rede

 

Tags: Sem tags