Desde 2012, a Teia agregou experiências e aprendizados ancestrais e atuais, entre seus indivíduos e coletivos, tecendo uma rede solidificada de união sociopolítica e cultural pelo direito à terra e pela Agroecologia. Um crescimento progressivo que ganha espaço no calendário anual da Bahia, em território nacional e até internacional. Diante das demandas desses últimos três anos, a IV Jornada trará para o debate o tema “Terra, Território e Poder”, pautas que afetam principalmente indígenas, quilombolas, pequenos agricultores(as), assentadas(os), acampadas(os) e periferias urbanas.
Programação
Em todos os dias de Jornada são realizadas plenárias que dão voz a representantes dos diversos elos da Teia. As plenárias são o ponto alto do encontro, pois consolidam os encaminhamentos das jornadas anteriores, dos elos, das atividades realizadas em diversos territórios ao longo do ano e também de outros eventos da Teia dos Povos. Além dos debates e diálogos, as trocas também acontecem em feiras culturais, troca de sementes, oficinas e minicursos envolvendo práticas agroecológicas, saúde, alimentação, saberes tradicionais, comunicação livre, etc.
Outra programação importante na Jornada é a Ciranda, espaço lúdico e sociopedagógico voltado às crianças que participam do evento. E como a celebração também faz parte da luta, a Jornada se completa ainda com manifestações da cultura tradicional que surgem organicamente, como rodas de capoeira e cantos e torés indígenas. À noite, são realizados apresentações culturais com artistas envolvidos com a luta pela terra e integrantes dos elos da Teia, incluindo jovens e crianças.
Hospedagem
O Assentamento Terra Vista oferecerá espaço de camping e banheiros para os participantes da Jornada. Os alojamentos cobertos serão priorizadas para pessoas idosas e com crianças. Objetos pessoais e equipamentos levados são de responsabilidade individual do(a) participante. É importante levar: kit militante (copo, prato e talheres), barraca, cobertores ou sacos de dormir, colchonete ou isolante, roupas de frio, roupas de banho e itens de higiene pessoal.
Alimentação e Contribuição
Cada Elo da Teia deverá levar alimentos para a cozinha coletiva da Jornada, levando em conta a quantidade real para três refeições diárias, por pessoa. Os visitantes deverão contribuir com, no mínimo, R$ 30 por dia, totalizando R$ 120 pelos 4 dias. A contribuição inclui alimentação, hospedagem e participação em todas as atividades ofertadas.
SERVIÇO
Local: Assentamento Terra Vista – Arataca (BA)
Data: De 29 de outubro a 1 de novembro de 2015
Inscrições: www.
E-mail: jornadadeagroecologiadabahia@
Telefones: (73) 8175-4297 | (73) 8169-7529 | (73) 8171-0193
Redes sociais: www.facebook.com/
Comentário