A Chapada Diamantina, na Bahia, está acolhendo parte da programação da Semana da Mata Atlântica, idealizada pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), que deu início às atividades no último dia 16, de forma descentralizada e com uma vasta agenda, à altura da entidade que abrange territórios do Piauí ao Rio Grande do Sul.
Amanhã, dia 20, será lançado o projeto Educação Ambiental e Abelhas Nativas da Mata Atlântica, no posto avançado Beeorigem-Mucugê. Também haverá vivência em meliponicultura e visita ao posto avançado Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina. No dia 21, a primeira atividade será a visita ao posto avançado Parque Municipal de Muritiba, no município de Lençóis, também na Chapada Diamantina. A partir das 13h, tem início a Oficina MapBiomas, com Natalia Crusco, coordenadora técnica do bioma Mata Atlântica.
Às 18h, acontece o evento mais aguardado por todos que fazem parte da RBMA: a cerimônia solene de entrega dos títulos de postos avançados e do Prêmio Muriqui, que, neste ano, será concedido à ONG Mico-Leão-Dourado, responsável por tirar os micos-leões-dourados da iminência de extinção.
No dia 23, em Holambra (SP), será realizado o evento Mulheres pelo Clima — preparativo para a COP-30 — com foco em lideranças femininas na construção de um futuro sustentável. No dia 24, acontece o esperado Viva a Mata, uma celebração ao bioma, com informações completas sobre avanços, impactos e desafios para sua preservação e conservação.
A programação da semana segue com o mutirão de plantio “Restauração Cidadã”. No dia 27, acontece a Live da Mata Atlântica, com o lançamento do Programa Cidadã Restauração Cidadã – RBMA, a participação dos coletivos RBMA e da Rede de ONGs da Mata Atlântica, além do pré-lançamento do projeto Ecos do Amanhã. No dia 28, será realizada a 9ª Assembleia Geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica, entre outras atividades.
Confira a programa completa aqui:
Comentário