Notícias

05
jan
2015

Ave recém-descoberta já está ameaçada

Assuntos: Espécies
Autor: Comunicação RMA
Compartilhe:

Por Gabriel Toscano, do Ciência Hoje

Espécie de ave nova para a ciência, a patativa-tropeira vive nos campos da mata atlântica e do cerrado. Já é vítima do comércio ilegal de animais silvestres e seu hábitat natural também sofre com a degradação.

ave

Uma ave que sequer era conhecida já luta contra sua própria extinção. É a patativa-tropeira (Sporophila beltoni), uma espécie recém-descoberta, que vive exclusivamente no Brasil. Ela corre sério risco de desaparecer antes mesmo de ser estudada pela ciência.

Foram ornitólogos brasileiros da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) os responsáveis pelo achado. Entre 2003 e 2006, eles estudavam comunidades de aves campestres do sul do Brasil e se depararam com o que pensaram ser a patativa-verdadeira (Sporophila plumbea) em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Mas, ao perceber algumas características peculiares dessa ave, os pesquisadores concluíram que se tratava, na verdade, de outra espécie. Era a patativa-tropeira. A descoberta está publicada no periódico norte-americano The Auk, da União Americana de Ornitologistas.

“Encontramos uma população, que acreditávamos ser de patativa-verdadeira, em um ambiente diferente do mencionado na literatura. Como a espécie não era registrada há muito tempo, resolvemos estudá-la mais detalhadamente”, contextualiza a coordenadora da pesquisa, a bióloga Carla Fontana, da PUCRS. “Mas percebemos que poderia se tratar de uma espécie diferente quando começamos a notar que, além de viverem em outro hábitat, os indivíduos apresentavam comportamentos peculiares.”

As diferenças de plumagem podem passar despercebidas ao observador não especializado. Mas o bico da patativa-tropeira é facilmente distinguível, por ser amarelo-ouro. Além disso, o canto também é outro.

Estima-se que hoje existam cerca de 4.500 casais dessa espécie recém-descoberta, um número preocupante, segundo os pesquisadores.


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!