Notícias

10
dez
2014

Canavieiras, no sul da Bahia, vai construir seu plano de ação para conservação e recuperação de Mata Atlântica

Autor: Juliana Ferreira
Compartilhe:

Oficina participativa vai dar seguimento à construção do Plano Municipal de Mata Atlântica do município baiano que iniciou com oficina de diagnóstico em setembro

Gambá, SOS Mata Atlântica e Prefeitura Municipal de Canavieiras realizarão nos dias 11 e 12 deste mês uma oficina participativa para construção do Plano de Ação para conservação e recuperação de Mata Atlântica no município. A atividade dá seguimento à construção do Plano Municipal de Mata Atlântica de Canavieiras, iniciada em Setembro com a oficina participativa de diagnóstico, onde atores sociais locais levantaram informações sobre o estado de conservação, as potencialidades e obstáculos à conservação e recuperação do bioma.

De posse dessas informações, agora é a hora de traçar estratégias de ação e articulação para a conservação da Mata Atlântica. “Os diagnósticos estão em processo de conclusão, serão apresentadas informações que contribuirão para uma compreensão da atual situação dos municípios e darão elementos para a elaboração do plano de ação”, explica Milene Maia, coordenadora do projeto.

“O Plano de ação se constrói a partir do diagnóstico, onde além das características socioambientais, são identificadas as potencialidades e as pressões que estão acontecendo no município. Com essas informações consideradas, é elaborada uma visão de futuro, onde queremos chegar daqui a 10 anos e a partir disso é definido um plano de ação com estratégias, responsabilidades e prazos a serem trabalhados”, explica Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá.

O resultado da atividade e do trabalho dos técnicos do Gambá será um plano de ação a ser aprovado pelo conselho municipal de meio ambiente, ele dará ao município um instrumento de gestão territorial para atuar ativamente na conservação da Mata Atlântica. Estão sendo mobilizados representantes de diversos setores sociais para ampliar as contribuições ao plano que vai ser um instrumento de planejamento importante para a gestão ambiental local.

Saiba mais sobre o projeto e os Planos Municipais de Mata Atlântica

A construção do diagnóstico de Canavieiras faz parte do projeto executado pelo Gambá e SOS Mata Atlântica, em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, WWF, Conservação Internacional, Veracel Celulose, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e prefeituras. Estão sendo realizados os Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica de 9 municípios do sul e extremo sul da Bahia: Belmonte, Canavieiras, Eunápolis, Mascote, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.

Serviço:

Oficina em Canavieiras

Quando: 11/12 – 13 às 17h

12/12 – 8 às 17h

Onde: Auditório da Secretaria Municipal de Cultura,

Praça da Bandeira, nº 01, Centro – Canavieiras/BA.


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!