Notícias

15
out
2014

Criados dois Parques Nacionais em áreas de Mata Atlântica

Autor: Juliana Ferreira
Compartilhe:

Foi publicado nesta terça (14.10) no Diário Oficial da União o decreto de criação dos Parques Nacionais do Guaricana (PR) e da Serra do Gandarela (MG). Pelo menos no papel, o Brasil agora possui 319 unidades de conservação federal administradas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). Dessas, 80 estão no bioma Mata Atlântica.

O recém criado Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG), com 31,2 mil hectares, é uma demanda antiga dos movimentos ambientais de Minas, como o Movimento Águas do Gandarela. O projeto para transformar a área em Parque Nacional existe desde 2009 devido à importância da área para a manutenção dos recursos hídricos da região. Por outro lado, a Vale queria usá-lo para extração de minério.

O Parque Nacional do Guaricana (PR), com 49,3 mil hectares, protege uma parte importante da Mata Atlântica do Paraná.

Além dos Parques Nacionais em área de Mata Atlântica o decreto também criou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (MG), em área de transição entre cerrado e mata atlântica, e ampliou em mais de 30 mil hectares da Reserva Extrativista do Médio Juruá (AM), na Amazônia.

Todas as 3 novas UCs  criadas, além da ampliada, estavam na lista de propostas de criação de Unidades de Conservação paradas no Ministério do Meio Ambiente. A publicação dos decretos aconteceu 24 horas após a criação de outras três unidades de conservação na Amazônia. Com essas 6 novas unidades criadas na reta final do mandato, a atual gestão do governo federal triplicou o número de unidades criadas, que passou de 3 para 9, menos do que todos os governos desde a redemocratização.

Serra do Gandarela

Vista do alto da Serra do Gandarela (Foto Daniel Siqueira/Movimento Águas do Gandarela)

Com informações d’ ((O)) Eco


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!