Notícias

01
jul
2014

ONG protege tartarugas na Paraíba, mas sofre com perda de licença

Assuntos: Biodiversidade
Autor: Heloisa Bio
Compartilhe:

A ONG Guajiru encerrou as atividades de proteção e preservação das tartarugas marinhas na Paraíba neste fim de semana. O motivo foi a falta de licença ambiental e patrimonial para seguir com o projeto. Desde janeiro deste ano, a organização estava funcionando em dois contêineres na Praia do Bessa, em João Pessoa, cedidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Antes, a base da Guajiru ficava no Bar do Surfista, na Praia de Intermares, que foi demolido em abril de 2013 pela Prefeitura de Cabedelo.

“Precisamos de uma estrutura para guardar material, abrigar as pessoas, realizar atividades de educação. Se a gente não levar conscientização para as pessoas, em questão do meio ambiente, não adiante cuidar de tartaruga”, explicou a coordenadora da ONG e do projeto Tartarugas Urbanas, Rita Mascarenhas.

No Brasil, só existe desova da tartaruga de pente na Paraíba e no Rio Grande do Norte. No litoral paraibano, as tartarugas eram protegidas pelos voluntários do projeto e o nascimento era acompanhado. Durante os 12 anos de atividade da Guajiru, estima-se que tenham sido preservados 1.200 ninhos, ou seja, mais de 140 mil tartarugas.

“É um trabalho totalmente voluntário, ninguém tem lucro financeiro com esse trabalho. Se as autoridades não concordam com isso, que eles assumam, que façam. Mas as tartarugas não podem ficar sem abrigo”, disse Mascarenhas. A ONG Guajiru informou que vai continuar monitorando os nove ninhos que já estão preservados no litoral paraibano. Porém, as desovas de outros ninhos vão continuar a acontecer sem acompanhamento. (Publicada no Portal G1)


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!