Notícias

16
jul
2015

ONG capixaba faz 25 anos e sensibiliza jovens com árvores símbolo

Autor: Heloisa Bio
Compartilhe:

fotoES_jogos2

Há 15 anos, nascia no Espírito Santo a Associação Ecológica Força Verde, entidade pioneira na luta da população que se indignava com as ilegalidades, como a da tentativa de transformar a área do chamado Morro da Pescaria num imenso condomínio.

 

Assim, logo o objetivo da ONG se tornou “a proteção ao Meio Ambiente, ao patrimônio Artístico, Estético, Histórico, Turístico e Paisagístico no Estado do Espírito Santo e em todo o Território Nacional… sempre promovendo a Educação Ambiental”.

 

Aos poucos, a ONG foi ocupando seus espaços no cenário público, executando projetos, participando de Conselhos e Fóruns e, especialmente, aplicando a Educação Ambiental para a formação da juventude na proteção de seu patrimônio.

 

Nasciam, assim, os projetos “Jequitibá-rosa, árvore símbolo do Espírito Santo” para os sétimos anos do ensino fundamental, o projeto “Ipê-amarelo, árvore símbolo de Guarapari”, para os quartos anos, e o projeto “Pau-brasil, árvore símbolo do Brasil” para os primeiros anos. As iniciativas chegaram a atingir escolas de 78 municípios do Estado com uma proposta inédita: estimular os jovens com concursos de redação, poesia, vídeos, cartazes, além de jogos educativos e torneios de xadrez, por meio de espécies-símbolo da Mata Atlântica.

fotoES_jogos

 

“Apostamos na juventude e percebemos grandes efeitos no envolvimento desse público com as questões ambientais, o que demonstra que estamos no caminho certo. Este ano, caso o projeto conquiste patrocínio, realizaremos o maior torneio de xadrez do Estado”, anima-se Celso Maioli Junior, presidente da Força Verde.

 

O projeto “Jequitibá-rosa, a árvore símbolo do Espírito Santo”, por exemplo, também promoveu o plantio de um Jequitibá-rosa em cada município, visitas a florestas, parques e reservas, além de uma surpreendente descoberta: à procura do maior Jequitibá-rosa do Estado, em 2009, a equipe encontrou a maior árvore da Mata Atlântica da região, medindo 11,85 metros de circunferência, no município de João Neiva, na localidade de Alto Bérgamo.


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!