Notícias

08
jun
2015

Pesquisadores do Paraná registram 15 novas espécies de anfíbios e descrevem sete novos sapos

Assuntos: Biodiversidade
Autor: Heloisa Bio
Compartilhe:

sapinhos

Uma parceria entre o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, a Universidade Federal do Paraná – UFPR, e a Fundação Grupo Boticário, vem permitindo a realização de um projeto de pesquisa pioneiro no Paraná, voltado ao mapeamento de espécies da fauna da Mata Atlântica ainda desconhecidas pela ciência. O projeto já identificou 15 espécies de anfíbios de dois gêneros – Brachycephalus Melanophryniscus – que estão em distintas fases de descrição.

A novidade é que durante a Semana do Meio Ambiente de 2015, a revista científica PeerJ publicou artigo descrevendo sete destas 15 novas espécies. Trata-se de sete sapinhos-da-montanha pertencentes ao gênero Brachycephalus, encontrados em florestas nebulares nas montanhas da Serra do Mar de Santa Catarina e do Paraná, em plena Mata Atlântica.

Ao longo de seus 32 anos de existência o Mater Natura vem desenvolvendo projetos que propiciaram que pesquisadores associados efetuassem descobertas inéditas, a exemplos das 26 novas espécies de aves e anfíbios anuros já identificados por eles no bioma.


Do NOT follow this link or you will be banned from the site!